terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Relatório de Oficina
Data: 18/09/2009

O encontro do dia 18/09 foi para demonstração dos trabalhos realizados em sala de aula - transposição didática. Os cursistas ficaram animados com a presteza dos alunos em desenvolverem o trablaho sobre coerência entre textos verbaie e não verbais propostas das Unidades 17 e 18 do TP5. A atividade "Brasil recicla menos de 5% de seu lixo urbano" - página 78 foi aplicada com sucesso. Trabalhou também a estilística da frase e da enunciação, o que levou os alunos a reconhecerem e explorarem recursos com som, palavra, frase e enunciação que valorizam o texto. Foi realizado um concurso de frases contando com grande entusiasmo pelos alunos.

Data: 25/09/2009

Apresentação dos trabalhos da unidade 19. RElataram dificuldades em desenvolver tarefas que levam à idenficação de elementos linguísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto. Apresentados os poemas "A pesca e o "Show" foi observado a falta de entendimento al lerem o texto. Voltamos então para a sala de aula e novamente foi trabalhado a coesão textual., Montamos pequenos projetos com motivações para trabalhar a palavra, a significação semântica e o envolvimento em texto construído por eles. As cursistas realizaram um oficina. Desenvolveram um texto empregando as palavras (muxuango, hermeneuta, vituperado, defenestração, perfunctório, falácia, ignóbil, sibilino, uxoricídio e apoplexia). Foi proveitoso o encontro, pois gostaram muito do material repassado pelo Gestar II - pen drive. Ficaram de estudar o material para planejar aulas.

Data: 02/10/2009

Os cursistas avançavam no estudo da TP5, mas em algumas turmas do Ensino Fundamental, o trabalho ainda caminhava lentamente. Foi apresentado pelas cursistas, tarefas do TP4 que desenvolviam em sala de aula. Como disse no outro módulo, a realidade de cada escola é fundamental paa a introdução e o desenvolvimento de qualquer atividade. Começamos o estudo da Unidade 20 - relações lógicas no texto. Acordamos que trabalharíamos o assunto com mais ênfase no 9.º ano do Ensino Fundamental, sem deixar de levar também às outras áreas e no Ensino Médio. Os trabalhos realizados foram proveitosos, as cursistas trabalharam histórias em quadrinhos e gostaram do entusiasmo dos alunos quanto ao tema proposto. Verificaram que buscar a organização de textos implica em solucionar problemas de coerência, coesão e interpretar o significado implícito das palavras e das frases para não prejudicar o real entendimento de um texto. Ficaram as cursistas planejando em cima de textos de diversos gêneros para trabalhar novamente o assunto em sala de aula, uma vez que a grande dificuldade encontratada no ensino da Língua Portuguesa é exatamente esta leitura feita no texto.

Data: 09/10/2009

Neste dia a Escola Municipal "Raimundo das Chagas Quintão", estava voltada para as festividades do dia da criança. As cursistas compareceram, fizeram uma Oficina, ainda relacionada com a Unidade 20 (Uma história sem pé nem cabeça), e foram participar da homenagem à criança, levando em consideração que muitos pais estariam presentes e o objetivo do Projeto interdisciplinar apresentado por elas é favorecer a parceria entre escola e família. Houve apresentações de alunos, entrega de medalhas pela participação do Projeto "Alimentação Saudável" da Arcelor Mittal, e divulgação do noe do aluno em que a produção de texto intitulada "Alimentação saudável" mereceu o 1.º lugar.

Data:23/10/2009

Nosso sexto encontro desenvolvemos a Oficina número 10. referente a Unidade 20. Após discutirmos sobre o assunto já trabalhado em sala de aula, a cursista fez apresentação do Avançando na prática, com considerações importantes sobre as relações lógicas que estabelecem pistas importantes quando se tece um texto, ou seja, a interação do contexto, deixando clara a intenção comunicativa incorporada ao texto.

Data: 30/10/2009

O encontro foi ótico. O filme "Coração de tinta" - o lívro mágico" foi apresentado às cursistas que ficaram motivadas com o seu conteúdo. Trata-se de um filme voltado para a leitura e o que se pode tirar em cada página de sua fantasia, cheio de aventuras, e motivando cada vez mais paa a leitura de todo tipo de livro, pois viajamos com eles, podemos realizar nossas fantasias, mudar o destino das personagens, trocá-los por finais felizes, enfim ler ainda é o melhor caminho...
As cursistas elaboram um plano de aula para repassar o filme para os alunos.

Data:06/11/2009

O 8.º Encontro envolveu a introdução do Caderno TP6 - Leitura e Processo de Escrita II - Fizemos a leitura do Iniciando nossa conversa para inteirarmos sobre o assunto. Entendemos que a linguagem é a mola mestra de toda nossa estrutura de vida, pois com ela estruturamos nosso saber e nosso relalcionamento com o outro, com o mundo. Começamos pela seção 1 - A construção da argumentação - e focalizamos nosso objetivo em analisar diferentes tipos de de argumentos que sustentam a argumentação textual. Após bastante conversa sobre os textos que iríamos aprsentar, vimos que todo tipo de texto seria interessante trabalhar desde que para compreensão, para atuar sobre as coisas produzindo ações linguísticas. O texto arguementativo já trabalhado anteiormente com certeza fará com que os alunos nos dê bons resultados. Passamos após, a falar sobre o Projeto apresentado por uma das cursistas para visitar Itabira, terra do nosso poeta maior: Carlos Drumond de Andrade. Após ter trabalhado o poema "Cidadezinha qualquer", a professora ficou motivada a levar os alunos apra conhecer a terra do poeta, cidade vizinha a nossa, já até conhecemos, mas não com o objetivo proposto no projeto. Eu, orientadora fiquei frustrada, pois o 9.º ano do 1.º turno, minha turma que estava empolgadíssima não pode participar da excursão, já que teria de fazer a prova do SIMAVE, mas outras oportunidades virão.

Data:13/11/2009

O grande dia da visita a Itabira, cidade natal do poeta Carlos Drumond de Andrade. Euforia, tudo planejado, os guias já contratados, três cursistas puderam seguir com os alunos e eu tenho certeza foi uma viagem e tanto. Não tinha nenhuma pedra no caminho. Tudo correu às mil maravilhas.
Considerei este dia como dia de um encontro, pois é muito trabalhoso monitarar alunos com deslocamentos, além do mais, vários poemas do poeta foram trabalhados.

Data:20/11/2009

Este dia, sem chance alguma de desenvolver Oficinas. As cursistas encontravam-se em ritmo de provas bimestrais, recuperação e fechar portfólio para entregar à Formadora, lpois a Secretaria de Educação precisava ver antes de ser apresentado às tutoras do GESTAR II. Ficaram providenciando e montando os relatórios finais, separando as atividades e com isso vencemos mais este encontro. Satisfeitas, estamos aguardando após os dias 23 e 24/11 para retornarmos com os Cadernos das TP's que ainda temos que estudar. Valeu parceiras.

Biografia

A base familiar e Jesus em nossa vida foram muito importantes na minha trajetória. Sou católica, de família católica. Não me deixo esmorecer por qualquer derrota material, sempre penso que se hoje fracassei o amanhã virá uma solução paa os problemas não me considero fracassado diante dos obstáculos. desde criança, meus pais procuravam a animar-me em tudo que fazia. Tinha um sonho ser "PROFESSORA". Perdi minha mãe muito cedo, mas não desisti de lutar pelos meus ideais, meu pai ficou como pai e mãe para mim. tive o apoio de minha vó por algum tempo. Ingressei na escola com 7 anos de idade poiis, na época não havia o pré-escolar. Na escola sempre fui uma boa aluna estudiosa e cumpridora com os deveres. Em casa ajudava nos afazeres da casa, crsci com este sonho e lutei muito para conquista o meu espaço na área da educação. Hoje exerço a profissão que sempre sonhei, almejando melhores dias e mais respeito aos profissionais como eu. O mais gratificante é o carinho dos alunos e a consideração dos pais em nossa profissão. Passei por outros trabalhos, mas foi com este que me identifiquei gosto do que faço ensinar e aprender ao mesmo tempo. Sou formada em normal Superior Licenciatura Plena de 1.ª a 4.ª série, fiz uma pós-graduação em Geografia mesmo sem ter a especialização nesta área, atualmente estou cursando letras - 6.º período e o Gestar II que muito me fez crscer nas novas formas de aplicação do conteúdo em sala de aula. Sou mui feliz pois estou sempre buscando mais, pensamento positivo com ações renovadoras na área do conhecimento. Sou humilde e amo a Deus e ao próximo. Meu nome é Eunice Evangelista Fraga, natural do Município de Taquaraçu de Minas, região metropolitana de Belo Horizonte - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário