terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Avaliação da Diretora da Escola Municipal "Raimundo das Chagas Quintão

Prezada Professora,

É através de ações sistêmicas e estratégias de estudo individual e de atividades presenciais, individuais ou coletivas que o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II vem possibilitando transformações satisfatórias no entorno escolar, partindo do estudo permanente e troca de experiências entre profissionais em diferentes espaços até as atividades práticas. Essa ralidade qualifica o trabalho docente, preparando o estudante para pensar e agir em situações-problema adquirindo experiências e construindo conhecimentos, durante sua trajetória escolar. Nessa perspectiva espera-se que cada docente indiferente da área de atuação esteja em constante busca de aperfeiçoamento em sua formação acadêmica.
Assim sendo, percebemos que a Matemática vem contribuindo paa o desenvolvimento de competências em resolver situações-problema. Está se apresentando como uma valiosa possibilidade de leitura e interpretação de fatos do mundo e de solução e problemas que aparecem na realidade dando suporte para novas redes de conhecimentos matemáticos ou não. A prática pedagógica de Matemática vem exercitando, de modo contínuo, as linhas centrais do pensar matemático - entre outros: observação, inferência, intuição, argumentação e justificação. Em relação à LÍNGUA PORTUGUESA notamos rapidamente, como as interações e a circulação de informação se transformaram, alunos e professores es~tao construindo o conhecimento, presenciamos inúmeras atividades interativas com ênfase às competências comunicativa, linguística e textual, por meio de ferramentas como a televisão, a internet, jornais, revistas e pela literatura, fazendo com que as informações circulem a partir de diferentes suportes e em velocidades que variam.
Ao depararmos com as inovações das práticas pedagógicas, é perceptível que o ensinar e o aprender na escola, nos remete a uma reflexão sobre a importância de uma formação continuada para os professores, pois qualifica o trabalho, os alunos adquirem competências leitoras, obtém informações, interpretam dados e fatos referentes à sua realidade e por fim promove a qualidade na educação. O desempenho de cada formadora contibuiu e contribui para um bom desenvolvimento dos alunos e dos docentes repercutindo em toda a comunidade escolar.

Taquaraçu de Minas, 20 de novembro de 2009

Gisele Maria dos Santos Cruz - Direção Municipal

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